quinta-feira, 8 de junho de 2017

Viajar de ônibus. Como lidar?


08 de junho de 2017

Boa tarde queridos viajantes.


Hoje venho compartilhar com vocês algumas experiências que tive ao viajar de ônibus e algumas dicas para vocês. Pode parecer besteira pensar que tem qualquer tipo de complicação numa simples viajem de ônibus, porém quando ela dura umas 12 horas qualquer dica é bem vinda.

1- Faça uma play list

É a dica mais balaio/velha que alguém pode dar pra quem vai viajar, mas é justamente essa que muita gente se esquece. Quando vamos viajar, estamos tão preocupados na roupa que vamos levar, no tempo, no roteiro, hospedagem e em tantas outras coisas que nem nos lembramos dos pequenos passatempos. Afinal, se a viagem for longa a coisa pode ficar entediante, principalmente se for de noite e você não tem sono nenhum, não tem paisagem pra ficar admirando, ou não pode ler um um livro ou ver um seriado por que fica enjoado ou não pode acender a luz para não incomodar o companheiro. Então, por favor, faça uma play list.

Muitas pessoas usam o spotify, só que o problema é que se você não tiver internet, ou num lugar onde não tem cobertura de sinal ele não funciona. Tem a opção de se tornar Premium que dai você pode usar off line e também baixar as músicas.

Eu gosto muito de usar o aplicativo Documents. Como meu sistema operacional é o IOS, não da pra baixar musica da forma convencional que nem num Android, então usar o Documents é super bacana, baixo as músicas tudo do YouTube com um conversor de MP3.

2 - Série é vida!

Eu amo seriado. Sou viciada em séries, esse é um dos meus concorrentes quando eu tenho um tempo extra. Livro ou serie? Geralmente a serie ganha, rsrs. E no caso de viajem, é super bacana isso. Eu gosto muito de baixar alguns episódios no Netflix. Não é todo seriado que da pra fazer isso, algo que eu acho bem chato. Mas em fim, a Netflix tem uma aba onde tem todas as opções de filmes que da pra baixar. Se você não fica enjoado assistindo dentro do ônibus, é uma ótima forma de passar o tempo.

3 - Alimentando os portáteis.

E não da pra esquecer o nosso querido carregador portátil. Afinal, você está todo equipado com seus passatempos mas acaba acontecendo a infelicidade de a bateria acabar no meio da viajem. Não é todo ônibus que tem tomada para carregar. A minha viajem pro Rio Grande do Sul, só tinha uma tomada no fim no ônibus, eu não conhecia ninguém, e eu estava sentada bem lá na frente. Por isso não arrisquei em deixar meu celular la trás. Dai na parada deixei carregando la lanchonete. Já outra viagem que fiz há umas duas semanas atras, tinha uma tomada para cada par de acentos. Mas também você corre o azar de sentar em um lugar onde ela não funcione ou o seu companheiro também precisar usar. Na duvida, leve um carregador portátil. Só não esqueça os cabos USB.

4 - Não pode faltar o Dramin

Toda longa viajem tem os seus contra tem pos. Enjoos acho que é um dos mais inconvenientes. Nunca deixe o dramin de fora da sua necessaire. Já fiz essa besteira algumas vezes. Que arrependimento! Eu sou uma pessoa que dificilmente fica enjoada em viagem. Mas quando fico muito tempo sem comer ou tem muitas curvas é certo que o enjoo vem. Não chego a ponto de vomitar mas me da aquela leseira. Quando fui pro RS eu peguei um trecho na serra de noite. Foi terrível! As curvas não acabavam nunca é nada parava o enjoo. Como eu queria um dramin naquela hora.

E para outra coisa mega útil que o dramin funciona é para dormir. Sim, só uso o dramin em viagens, e quando voce viaja em excursao que todo mundo fica mais a vontade, e tem aquela pessoa que não cala boca até 2h manhã (e a viagem não está nem na metade), seus olhos já estão ardendo de tanto cansaço mas você não consegue pegar no sono por que a voz de certo alguem não te deixa dormir, é necessário um gatilho. Depois o efeito sonífero do drawing passa, mas o sono natural fica. Pra mim funciona muito bem. Claro que não sou médica, então se você nunca usou leia a bula e consulte o seu médico. 


5 - Use os banheiros das paradas 

Se tem uma coisa que jamais vou esquecer é a experiência de usar o banheiro de um ônibus em movimento. Não faça isso. Era de madrugada, na serra, e eu acordei enjoada e com muita sede. Bebi muita água. Deu alguns minutos e a vontade de fazer pipi veio. Eu não tinha muita escolha por que a vontade era grande. Resumindo. Fiquei roxa de tanto que me bati dentro daquele banheiro, tinha muita curva. Aquela serra era mais enrolada que fio de telefone. E até eu sair do banheiro meu único medo era: "esse ônibus vai cair de alguma  grota e eu estou aqui sentada na privada." Fora que tem cada personagem dormindo de cada jeito que você tem que fazer marabalismo pra não pisar em ninguém. Em fim, quando seu ônibus parar use os banhieros das paradas. A não ser que a vontade seja maior que nem foi no meu caso.


6 - Lanchinho sempre é bom.

Aquele salgadinho, aquela bolachinha, ou aquele sandubão feito em casa. Sempre leve seus snacks. O ônibus costuma oferecer água. É bacana por que ela sempre fica geladinha e você só tem que pegar o seu copinho. Porém, fica meio chato ter que se levantar sempre que você tem sede. Quando viajo eu pareço uma camela, sempre querendo beber água. Então eu prefiro levar uma garrafinha com água, às vezes duas quando a viajem é longa. E quando acaba, dai sim eu pego lá trás. 


7 - Sente-se e relaxe

Lembre-se sempre de levar um travesseiro ou uma almofada de pescoço. Viagem sempre é cansativa.  Quase toda vez que viajei de onibus eu passei calor e frio. Portanto se prepare para os dois. Levar uma daquelas mantas que dá pra usar como cachecol é uma boa, por que é prática na hora de sair do lugar. E as almofadas de pescoço geralmente tem aquele clips que vc pode pendurar ela na sua mala ou bolsa. 

8 - E os livros Pam?

Já ia chegar lá.  Como última dica, no quesito de entretenimento leve um livro. De preferência de papel, folha amarelada e não muito grosso  (a não ser que você esteja lendo uma saga tipo Guerra dos Tronos que não pode dar um stop até terminar tudo). Mas sério gente, em viagem quanto menos peso melhor. Até por que você vai querer curtir o passeio, então os livros vão ser mesmo mais para o trajeto até seu destino final. Então não tem a necessidade de você levar a sua biblioteca pessoal para sua viagem. 

Então é isso gente, essa são minhas dicas. E você?  Tem alguma experiência em suas viagens de onibus ou alguma dica que seria bacana compartilhar conosco? Deixe seu comentário,  vou amar ler.

3 comentários:

  1. Muito boas as dicas. Bem úteis e pontuais.

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas. Algo muito bom é aproveitar as paradas para se movimentar, nem que seja uma pequena caminhada, pra esticar os músculos e assim não ficar com os pés e o bumbum "quadrados".

    ResponderExcluir
  3. Gostei das dicas, algumas já pratico... Viajar é sempre tudo de bommmm, amoooo!!!! A parte do banheiro realmente é péssimo, também não gosto é muito desconfortável... Mas o lanchinho não pode faltar, jamais... é uma das coisas que mais gosto durante a viagem kkkkk.... Se colocarmos essas dicas em prática, com certeza teremos viagens mais agradáveis....Principalmente quando for longa, pois às vezes se torna um tédio.

    ResponderExcluir

 

Mil Léguas Template by Ipietoon Cute Blog Design